Esquema de amplificador carro de 24W

Esquema amplificador de carro de 24W (RMS) (automotivo)

Amplificadores de som automotivo são bem populares, no entanto,  relativamente caros para montar um sistema em casa. Com o circuito integrado TDA1515BQ, é possível montar um sistema de som automotivo, ainda que, de média potência, dado que funciona com 13,2v. Este amplificador possui saída em classe B e fornece 12 watts por canal, podendo ser utilizado como reforço para sistemas de som de carro já existem ou como filtro de entrada somente como reforço para graves ou agudos.

O chip TDA1515BQ possui recursos muito interessantes para este tipo de aplicação, como por exemplo, a chave stant-by – garantindo baixo consumo na condição de espera; proteção térmicas e SOAR em caso de problema. O circuito também possui proteção contra inversão acidental de polaridade e proteção load-dump (caso a carga seja retirada do circuito).

Por fim, o TDA1515BQ pode operar com dois canais de 12w ou em ponte (bridge), exclusividade com um canal de 24W. Utilizando 2 chips é possível montar um mini módulo automotivo de 4 canais ou apenas 2 canais, de acordo com a sua preferência.

 

Esquema de amplificador de 24w carro (automotivo)
[Clique para ver] Esquema amplificador de som automotivo de dois canais
Características
  • Tensão de alimentação indicada = 12v;
  • Faixa de tensões de operação = 6 a 18v;
  • Corrente quiescente = 75mA;
  • Corrente standby = 1μA;
  • Impedância de entrada = 1MΩ;
  • Potência de saída = 11 + 11W (RMS);
  • Impedância de carga = 2Ω ou 4Ω;
  • Resposta de frequência = 20 a 20KHz;
  • Ganho de tensão 40dB;

Cuidados ao montar um amplificador para carro

É recomendável a  utilização de um fusível de proteção de 10A na entrada do projeto, uma vez que se trata de chips amplificadores de potência. O C.I deve estar fixado a um bom dissipador de calor, contudo, isolado do mesmo se a caixa for metálica e aterrada.

Veja também: 10 dicas para montar um bom amplificador

Os resistores são de 1/8W com 5% ou mais de tolerância. Os capacitores menores podem ser de poliéster ou cerâmicos. Os alto-falantes devem estar aptos a suportarem a potência do amplificador. O tamanho mínimo para o dissipador é de 12x4cm com 6 aletas.

Hora do teste

Com a montagem do esquema de amplificador para carro concluída, ligue os alto-falantes na saída e alimente o circuito com bateria do carro ou fonte de pelo menos 5 amperes (12v). Aplique um sinal na entrada, seja do CD Player ou outra fonte de sinal de áudio, e observe a reprodução dos dois canais.

Reforçador de graves ou agudos para amplificador automotivo

Para operar como reforçador é conveniente ligar na entrada um resistor de 15r x 5w em paralelo, caso o outro amplificador; a ser reforçado não tenha alto-falante em sua saída.

Confira: 12 ferramentas básicas de eletrônica para Iniciantes

Finalmente, comprovando o funcionamento, instale o aparece numa caixa, que deve ser aterrada (ligada ao chassi do carro). Os alto-falantes usados podem ter impedância total de 2Ω ou 4Ω. Com 4Ω a potência será um pouco menor que 12w por canal.

Galeria de fotos

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.