Avançar para o conteúdo
Início » Esquema amplificador de 4 saidas

Esquema amplificador de 4 saidas

amplificador som ambiente 4 canais

Eis um circuito com base no ci TDA1554 ou TDA1558. Trata-se de um esquema de amplificador de 4 saidas, totalizando 44w de potência. Este chip contem 4 amplificadores que podem fornece, cada um, potências de 6 ou 11 watts conforme a carga seja de 4 ou 2 ohms.

A alimentação de uma fonte de 14,4v, permite o seu uso como amplificador de som ambiente de 4 saidas, por exemplo. Outra aplicação é como reforçador de graves ou agudos de carro, tal como módulo booster de 4 canais, associado a um divisor de frequência (crossover), com cada canal alimentando um alto-falante diferente.

Esquema amplificador de 4 saidas – 44W (RMS)

Esquema amplificador de som 4 sadias
[Clique para ver]
Características

  • Tensão de alimentação de 14,4v;
  • Potência de Saída: 4 x 6w ou 4 x 11W (RMS) ;
  • Impedância de saída de 2Ω ou 4Ω;
  • Corrente de standby 12μA (tip);
  • THD Max de 3,5% (com controle automático);
  • Faixa de frequência de 100hz a 10kz

 

Circuito amplificador de som ambiente de 8 saídas

Para uma versão estéreo, com dois ci’s TDA1554 ou TDA1558, deve-se montar duas plaquinhas de maneira idêntica. Em contrapartida, o Trafo deve suplir com o dobro de corrente no secundário. Dessa forma, totalizando 88W (RMS) de potência com 8 canais. O circuito possui ainda uma chave “S1” de “standby” que , quando acionada leva o circuito a uma condição de repouso com baixíssimo consumo de corrente. Por último, a fonte de alimentação para o amplificador de 4 sadias caso ele não seja utilizado no carro.

Esquema fonte para amplificador quadrifônico de potência

Amplificador surrond 5.1 de baixo custo

Uma vez que o TDA 1554 suporta configuração brigde, é possível fazer um amplificador 5.1 surrond. Isto é. 5 amplificadores em single para os canais: LEFT, CENTER, RIGHT, SURROND LEFT, SURROND RIGHT e 2 em amplificadores em brigde para o SUB WOOFER.

Cuidados na montagem

Os capacitores eletrolítico devem ter tensões de trabalho de 25v ou mais. Os C1 a C4 e C10 podem ser de poliéster ou cerâmico. Já os fios devem ser grossos. (Confira a tabela de fios AWG). Os controles de volume serão externos e sempre ligados por meio de cabos blindados. Podem ser utilizados potenciômetros log de 10k a 100k para esta finalidade. Por fim, deve utilizar um dissipador de calor dada a potência do amplificador.

 

– Confira: Controle de tonalidade Baxandall com pré-amplificador

 

Prova de uso

  1. Em primeiro lugar, Certifique se a fonte de alimentação está funcionando corretamente. Sem carga, a tensão deve ser superior a 15v, mas com a potência máxima, ela tende a reduzir.
  2. Verifique se o chip TDA1554 (ou TDA1558) não está aquecendo demais quando em funcionamento em plena potência. Caso isso ocorra, provavelmente, será preciso trocar o dissipador de calor.
  3. Contudo, um aquecimento abaixo dos 80ºC é normal neste tipo de circuito integrado.
  4. Finalmente, comprovado o funcionamento, instale o aparelho numa caixa apropriada. Se for metálica, use-a como terra da fonte e amplificador, de modo a aumentar o efeito da blindagem.

 

No final, o datasheet do ci amplificador tda1554 e o seu equivalante tda1558 está disponível para download.

 

DOWNLOAD datasheet TDA1554/TDA1558

Deixe um comentário ou sugestão.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Amantes de Amplificadores

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading