Avançar para o conteúdo
Início » Quantos 1000 watts PMPO equivale a RMS – (Resposta Oficial)

Quantos 1000 watts PMPO equivale a RMS – (Resposta Oficial)

Quantos 2000 watts PMPO equivale a RMS

À primeira vista, muitos ouvintes ficam confusos quando observam um alto valor de potência watts, mas sente que a potência PMPO não equivale a RMS, se comparado a um outro amplificador de potência semelhante. A confusão começa quando o ouvinte usa a potência PMPO de um amplificador com referência de comparação com outro modelo.

O que significa PMPO

A potência PMPO significa Power Music Peak Output, em português, Potência de Saída de Pico Musical. A potência PMPO é o pico máximo que um alto-falante ou amplificador podem atingir por frações de segundo, mesmo com distorção e ruído.

Logo, valores como 3000w pmpo são facilmente encontrados em alto-falantes e amplificadores. Contudo, a potência PMPO não possui uma metodologia padrão definida para a sua medição. Afinal, um mesmo amplificador pode apresentar valores de potência diferente de acordo com que realiza a medição, visto que pode ser medida de várias maneiras.

Quantos 1000 watts PMPO equivale a RMS?

Os critérios adotados pelos fabricantes são obscuros por questões comerciais, tanto para não afetar a marca negativamente, quanto para enaltecer a mesma. Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.

Outra prática comum é a soma das potência dos canais, isto é, um mini system com 40W+40W pode receber um selo de 224 watts PMPO. Veja a seguir como converter a potência de RMS para PMPO:

40+40 = 80 RMS

80 x 2,8 = 224W PMPO

Dessa forma, a potência watts PMPO pode ser equivalente de 4 a 10 vezes maior do que a RMS. Ou seja, um amplificador de 1500 watts PMPO pode ser equivalente a um de 350w RMS e um amplificador de 800w pmpo equivale-se a um de 200w rms.

Como converter potência PMPO em RMS de alto-falante

Alguns alto-falantes não tem a potência descrita em RMS, mas sim em PMPO. Visto que esta é a potência máxima que o alto-falante pode receber. Normalmente, a potência PMPO de um alto-falante é duas vezes maior que a RMS.

Dessa maneira, para saber a potência PMPO de um alto-falante, divide o valor por 2. Isto significa que um alto-falante de 12 polegadas de 800w PMPO tem 400w de potência RMS. Do mesmo modo, para saber a potência de um alto-falante dada em RMS convertida em PMPO, bastar multiplicar por 2. Portanto, um alto-falante de 350w RMS tem 700w PMPO.

Em suma, o valor PMPO, pode até ser real, uma vez que não fosse, seria propaganda enganosa. Entretanto, apenas em momentos muitos específicos e em frações de segundo. Por consequência, a potência real de um amplificador não pode ser medida em PMPO, mas sim em RMS. Em razão de não existe uma forma correta e padrão de medir para todos amplificadores fabricados.

O que significa potência RMS

A potência RMS (Root Mean Square) ou potência média quadrática de um amplificador é a quantidade de energia média fornecida por ele em um intervalo de tempo. O valor RMS tem um padrão de medida internacional, com conceito e fórmulas definidos, prontos para serem aplicados a qualquer fonte de tensão alternada. Portanto, a potência real de um amplificador é medida em RMS.

Como medir a potência real de um amplificador?

Isto porque a tensão máxima de saída do amplificador varia em função do sinal em sua entrada. Consequentemente, cada instante que se passa para um sinal inconstante, como o de música, possuem potência diferente.

Se injetamos em um amplificador de áudio um sinal senoidal (com frequência de 1khz), podemos calcular o valor RMS desse sinal. Isto é, a raiz média quadrática. Dado este sinal com amplitude de 2Vpp, o valor RMS desse sinal será de 0,707 para o valor de pico.

Como medir a potência RMS de um amplificador de som

Para medir a potência RMS de um amplificador, precisa-se de constância no sinal, tanto para sua frequência, quanto para sua amplitude, visto que, se o sinal varia a cada instante, da mesma forma a potência irá variar.

No fim, teremos vários valores de potência, e nenhum deles, nem mesmo o maior, é o real valor de potência. Por fim, os alto-falantes também respondem com a oscilação da frequência. Assim sendo, componentes lineares como os resistores são ideias para este tipo de medida.

Similarmente: Como medir a potência RMS de amplificador com multímetro

Conclusão

Em conclusão, um amplificador de 2000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 700W (RMS), 500W (RMS) ou até 350W (RMS), visto que a potência watts PMPO pode ser equivalente de 4 a 10 vezes maior do que a RMS. Todavia, um alto-falante de 600w rms tem 1200w pmpo dado que a potência PMPO é duas vezes maior que a RMS no alto-falante.

2 comentários em “Quantos 1000 watts PMPO equivale a RMS – (Resposta Oficial)”

Deixe um comentário ou sugestão.Cancel reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Discover more from Amantes de Amplificadores

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading