Este esquema de amplificador de 12v potente para carro pode ser utilizado como reforço para sistemas de som automotivo já existente, uma vez que atinge 50W PMPO. Também, como filtro de entrada somente como reforço para graves ou agudos. Visto que o chip TDA1515BQ funciona com 13,2v, é possível montar módulo de som automotivo.
Aliás, o TDA1515BQ possui recursos muito interessantes para este tipo de aplicação. Como a chave stant-by que garante baixo consumo na condição de espera. Proteção térmicas e SOAR em caso de problema. Além disso, o amplificador também possui proteção contra inversão acidental de polaridade. Similarmente, a proteção load-dump caso a carga seja retirada do circuito.
Por fim, esse esquema de amplificador 12v simples e potente pode chega a 50W PMPO por canal. Contudo, é possível configurá-lo em ponte (bigde), por sua vez, o amplificador 12V atingirá o valor de 100W PMPO.
Esquema amplificador 12v potente para carro
Características
- Tensão de alimentação indicada = 12v;
- Faixa de tensões de operação = 6 a 18v;
- Corrente quiescente = 75mA;
- Corrente standby = 1μA;
- Impedância de entrada = 1MΩ;
- Potência de saída = 11 + 11W (RMS);
- Impedância de carga = 2Ω ou 4Ω;
- Resposta de frequência = 20 a 20KHz;
- Ganho de tensão 40dB;
Similarmente: Como ligar fonte de PC 12V em som automotivo [CASEIRO]
Cuidados ao montar um amplificador automotivo
Sobretudo, é recomendável a utilização de um fusível de proteção de 10A na entrada do projeto, dado que se trata de chips amplificadores de potência. O C.I deve estar fixado a um bom dissipador de calor. Entretanto, isolado do mesmo se a caixa for metálica e aterrada.
Por outro lado, os resistores são de 1/8W com 5% ou mais de tolerância. Os capacitores menores podem ser de poliéster ou cerâmicos. Os alto-falantes devem estar aptos a suportarem a potência do amplificador. O tamanho mínimo para o dissipador é de 12x4cm com 6 aletas.
Veja também: 10 dicas para montar um bom amplificador
Como testar o amplificador de carro
Em primeiro lugar, ligue os alto-falantes na saída. Em seguida, alimente o circuito com bateria do carro ou fonte de pelo menos 5 amperes (12v). Por último, aplique um sinal de áudio na entrada e observe a reprodução dos dois canais.
Reforçador de graves ou agudos para amplificador automotivo
Contudo, para operar como reforçador, é conveniente ligar na entrada um resistor de 15R x 5W em paralelo. Caso o outro amplificador a ser reforçado não tenha alto-falante em sua saída.
Finalmente, instale-o numa caixa que deve ser ligada ao chassi do carro. Os alto-falantes usados podem ter impedância total de 2Ω ou 4Ω. Com 4Ω a potência será um pouco menor que 12w por canal.