Tweeter de Cone
O tweeter tipo cone tem o mesmo formato de um alto-falante woofer, contudo otimizado para responder em frequências mais altas. Logo, sua dispersão é mais estreita.
Suas vantagens estão entre o seu tamanho e peso reduzidos para que possa excursionar rapidamente. Normalmente é utilizado materias mais rígidos como cerâmica, papel ou tecido revertido ou com boas propriedades de amortecimento.
Por fim, tweeter tipo cone são raramente usados em amplicações de alta fidelidade e são rotineiramente vistos em aplicações de baixo custo, como alto-falantes de fábrica para carros, sistemas estéreo compactos e caixas de som.
Tweeter domo (de seda)
O tweeter tipo domo é chamado assim porque tem um diafragma em forma de domo que vibra para produzir som. O domo é comumente feito de seda, poliéster ou alumínio, consequentemente capaz de produzir sons de alta frequência, alta-fidelidade e com precisão.
O tweeter de domo produz uma ampla dipersão de som. Outra vantagem do tweeter de domo é o pequeno diafragma de massa extremamente baixa, o que permite que a maioria dos tweeters de domo tenha a capacidade de manter uma resposta precisa de até 20.000 Hz ou mais (alguns tão altos quanto 40.000 Hz).
Portanto, o tweeter de domo, seja de seda ou alumínio tem sido o melhor custo benefício, alinhando qualidade e preço, por isso, muito utlizado em aplicações de alta-fidelidade (hi-fi).
Tweeter de Ribbon (fita)
O tweeter tipo ribbon (fita, em português) usa uma fina tira de metal, geralmente liga especial ou alumínio, que vibra para produzir som.
Tweeter de fita são conhecidos por sua capacidade de produzir sons de alta frequência muito precisos, detalhados, muito importante para audiófilos e músicos profíssionais.
Por outro lado, o tweeter tipo ribbon são mais caros, mais frágeis de manusiar e não possuem uma dispersão tão ampla quando os de domo, por conseguinte, é pouco escolhido, mesmo por profissionais.
Tweeter Planar Magnetic
O tweeter magnético planar (Planar Magnetic), às vezes é chamado de quase-fita. Tweeters magnéticos planares são geralmente mais baratos do que tweeters de fita verdadeiros, mas não são precisamente equivalentes, pois uma fita de folha metálica é mais leve do que o diafragma em um tweeter magnético planar e as estruturas magnéticas são diferentes.
Normalmente, é usado um pedaço fino de filme PET ou plástico com um fio de bobina de voz passando várias vezes verticalmente no material. A estrutura magnética é mais barata do que para tweeters de fita.
Tweeter Air Motion Transfomer – AMT
O tweeter AMT – Air Motion Transfomer, em português Transformadores de movimento de ar, utiliza um diafragma de fita plissado derivado da tecnologia Heil original de 1970, portanto, não confuda com o tweeter ribbon ou plannar. O resultado é agudos utralimplos, detalhados e faxia de operação estendida. A desvantagem é o preço elevado.
Tweeter Horn (guia de onda)
Tweeter Horn (conerta) ou com guia de onda possue um diafragma em formato de corneta. Este geralmente é feito de alumínio ou titânio.
Tweeter tipo horn são conhecidos por sua capacidade de produzirem sons de alta frequências altos e claros, logo, é comumente utilizados em som automotivo profissional ou apresentações (show) ao ar livre.
Todavia, Tweeter horn são grandes e volumosos, além não produzirem um som tão preciso, especialmente em frequências muito altas, e por fim, podem distorcer em volumes altos.
Tweeter Eletrostático
Tweeter eletrostático usa um diafragma fino que é revestido com um material condutor, como ouro ou alumínio, e suspenso entre duas placas de metal. Quando uma corrente elétrica passa pelas placas, o diafragma vibra e produz som. Tweeters eletrostáticos são conhecidos por sua capacidade de produzir sons de alta frequência muito precisos e detalhados.