Avançar para o conteúdo
Início » Como fazer amplificador 12v para subwoofer automotivo

Como fazer amplificador 12v para subwoofer automotivo

De antemão, não é necessário maiores gastos para fazer um amplificador ativo para um subwoofer automotivo. Embora, para montar corretamente com as próprias mãos, é necessário reservar um tempo livre e ter paciência.

Amplificador caseiro para subwoofer automotivo

Em primeiro lugar, o amplificador ativo para subwoofer automotivo se basea no chip TDA 1562Q. Uma vez que será alimentado por bateria de carro (12v), ele poderá atingir uma potência máxima de 5o watts, o que é suficiente para excurcionar um subwoofer médio.

Além disso, este circuito possui um pré-amplificador feito com um amplificador operacional duplo, que também faz o papel de filtro de frequência.

Lista de componentes necessários:

  • Amplificador operacional TL 072 (pode ser trocados por TL 062, TL 082 ou 4558);
  • Resistores com potência de 1/4 a 1/2 W;
  • Capacitores eletrolíticos e novo;
  • Capacitores não polares – filme;
  • Pasta térmica;
  • Dissipador com área de dissipação de no mínimo 600 cm² (30×20 cm);
  • Placa de fenolite para fazer o PCB.

Placa PCB para o amplificador do subwoofer automotivo

A placa de circuito impresso pode ser feita gravando as trilhas com marcador de texo, e corroendo o cobre com uma solução de percloreto de ferro. Contudo, é mais fácil transferir o padrão das trilhas para a placa a partir de uma folha de papel brilhante na qual esse padrão é impresso com impressora a laser.

Em seguida, enrole os indutores L1 e L2 do filtro de saída do amplificador. Estes, por sua vez, são feitos de fio de cobre esmaltado com diâmetro de 1 mm, enrolados em um núcleo cilíndrico com diâmetro de 5 mm. O número de voltas da bobina é 20.

Como montar a placa

Após a montagem da placa, realizamos a montagem final do amplificador e colocamos no estojo. Você também pode comprar uma caixa em uma loja ou usar uma caixa de alumínio, que funcionará simultaneamente como radiador.

Ao colocar todas as peças no gabinete, é necessário garantir a livre circulação de ar no mesmo para melhor resfriamento das peças. A carcaça do amplificador deve ser fixada de forma segura no interior do veículo.

Antes da instalação, é importante certificar-se de que a polaridade da fonte de alimentação está correta, caso contrário, o dispositivo queimará imediatamente.

Como testar

Por último, devemos verificar seu desempenho. Isso pode ser feito em casa, mas em nenhum caso as regras de segurança devem ser negligenciadas, caso contrário, poderá levar um choque elétrico ou danificar o dispositivo.

Similarmente: Como medir a potência RMS de amplificador com multímetro


Fonte: Sukachoff.ru

Deixe um comentário ou sugestão.Cancel reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Discover more from Amantes de Amplificadores

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading