cálculo impedância alto-falante paralelo

Como ligar alto falante em módulo de carro

Como ligar alto-falante de 4 ohms em módulo automotivo de 2 ohms? Certamente existe uma dúvida enquanto a ligação de alto-falantes de carro. Pode-se ligar alto-falantes com impedâncias diferentes a um mesmo amplificador? Da mesma maneira, um alto-falante de 6 ohms em uma de 4 ohms? A principio, é comum que os fabricantes enviem um par de alto-falantes com impedâncias semelhantes juntamente com o amplificador.

No entanto, em sistemas de som, especialmente automotivo, é normal que os módulos não venham acompanhados dos alto-falantes. Muito pelo contrário, o cliente preferente, muita das vezes, escolher os próprios falantes. Logo, podem surgir dúvidas, assim como: pode ligar alto-falantes de impedâncias diferentes ou pode ligar um alto-falante maior do que o amplificador?

Como ligar alto-falante de 2, 4, 6 e 8 ohms

alto falante 8 ohms módulo 2 ohms

Em suma, é recomendado que a ligação entre ambos seja de mesmo valor, isto é, um alto-falantes de 4 ohms em um amplificador de 4 ohms. Assim, a impedância se casará e transferir o máximo de potência do amplificador para o alto-falante. Caso o valor seja diferente do amplificador, em outras palavras, um alto-falante de 8 ohms, num amplificador de 4 ohm, nesse caso, haverá “perda de potência”. (Não estaria utilizando o máximo de potência que o amplificador pode fornecer).

Quanto a usar um alto-falante menor do que o amplificador, ou seja, alto falante de 6 ohms em amplificador de 8 ohms, não é recomendável. Ema vez que a potência pode dobrar e até queimar o alto-falante.

Em contrapartida, é possível conectar dois alto-falantes de 2 ohms (cada) em uma saída de 4 ohms. Para isso, é necessário casar as impedâncias por meio da associação de alto-falantes. Basicamente, trata-se da ligação entre ambos, formando um circuito série ou paralelo. Deste modo, a impedância equivalente resultante será exatamente o valor necessário para casar a impedância.

Como fazer a ligação de alto-falantes de 2, 4, 6 e 8 ohms

como ligar 3 alto falantes de 4 ohms em módulo 2 ohms

Na hipótese de ligar 3 alto-falantes de 4 ohms em um módulo de 2 ohms, é possível associando dois deles em série e um em paralelo. Visto que a impedância equivalente seria de 2,66666….667 ohms.

Todavia, ligar um alto-falantes de impedância maior do que a do módulo amplificador, como um alto-falante de 6 ohms em amplificador de 4 ohms, a potência máxima fornecida pelo módulo ao alto-falante não será atingida, pois a impedância não estaria casada.

Desse modo, se deseja ligar alto-falantes maiores que os módulos amplificadores, faça uma associação de maneira que a impedância equivalente seja o mais próximo da impedância do módulo automotivo. Em seguida, estão algumas ligações de alto-falante de valores comuns.

Como casar a impedância de alto-falante

 

ligar sub 2 ohms em módulo 4 ohms
ligar sub 2 ohms em módulo 4 ohms

Mais ligações

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

2 thoughts on “Como ligar alto falante em módulo de carro

    Junior marques

    (4 Setembro, 2020 - 22:47)

    Essa ligaçao de 3 falantes de 4ohms em um modulo de 2ohms, posso confiar?

    Dias, Wesley S.

    (4 Setembro, 2020 - 23:49)

    Boa Noite, pode sim. A resistência equivalente da ligações dos falantes é maior que a impedância do módulo. No máximo, haverá uma perda de desempenho. Não esqueça de verificar os polos corretamentes. Dica de segurança: Ligue o módulo com o volume no baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.