Esquema amplificador valvulado 15W EL84

Esquema amplificador valvulado de 15W – EL84

Amplificadores valvulados têm a fama de possuírem excelente nível de fidelidade, uma vez que trabalham com válvulas amplificadoras de tensão. No entanto,  este esquema de amplificador valvulado de 15W como válvulas EL84 em pdf, trabalha com componentes consideravelmente obsoletos e caros. Como são os casos dos transformadores de saída e de alimentação sendo, até, necessários mandar enrola-los.

Contudo, com um pouco de sorte, pode encontrar em alguma oficina de reparação ou sucata, um velho amplificador que tenha as válvulas EL84 na saída e, ainda mais sorte, aproveitar o transformador, se tiver bom. Caso encontre-o, verifique a continuidade dos enrolamentos e veja se não existem curtos entre esses enrolamentos.

Esquema amplificador valvulado 15W EL84
Circuito amplificador valvulado mono 15W EL84

Características do amplificador valvulado com EL84:

  • Faixa de frequência: 10 a 12KHz
  • Distorção menor que 1% em 15W
  • Potência de saída: 15W
  • Tensão de alimentação: 127/220v

Fonte de alimentação para amplificador valvulado 15W – EL84

Em contrapartida, um toque moderno a este amplificador valvulado de 15w é a sua fonte de alimentação, que substitui as antigas válvulas retificadores de onda completa com a 6X4 por modernos diodos de silício que custam 10 vezes menos.

Nota-se que o transformador de saída deve ser do tipo ultra-linear com uma indutância de primário de 40H em 10V x 50Hz. Normalmente neste tipo de circuito, o secundário do transformador de saída é dotado de tomadas , permitindo assim a ligação de alto-falantes de diversas impedâncias.

esquema fonte alimentação amplificador valvulado 15w el84
Esquema fonte de alimentação

Funcionamento

O sinal de áudio é levado a um duplo triodo 12AX7 que tem dupla função. Metade desta válvula é usada na pré-amplificação do sinal, enquanto que a outra metade faz a inversão de fase. Temos então sinais com fases opostas que são levados via C3 e via C4 diretamente às grades de controle dos pentodos de potência do tipo EL84.

A grade supressora é mantida num potencial elevado, graças a alimentação do +B de uma tomada do transformador.A polarização das grades de controle das EL84 em push-pull é dada pelos resistores R6 e R7, veja então que cada válvula , amplifica metade do ciclo do sinal, que então se reúnem no primário do transformador para resultar no sinal completo no secundário. O resistor R8 em conjunto com C5 polarizam os catodos da válvula em conjunto.

Montagem

O esquema apresentando é somente para um canal amplificador. Este tipo de amplificador deve ser montado em chassis de alumínio. Observe que são utilizados soquetes fixados no chassi para as válvulas, e também, capacitores eletrolíticos de filtragem do tipo de rosquear no chassi, aonde seu invólucro de alumínio, ao fazer contato com o chassi, já é o polo negativo do componente. Por fim, as válvulas trabalham bem quentes e isso é normal, mas deve ser prevista uma boa ventilação para o aparelho que, desta forma, não deve ser instalado em caixa hermética.

Utilização

  • Ligue o aparelho e espere pelo menos 30 segundos para que  as válvulas aqueçam.
  • Aplique um sinal na entrada e verifique se ocorre sua reprodução num alto-falante ligado à saída.
  • Verificado o funcionamento, é só usar o aparelho em conjunto com um pré-amplificador. Pode ser utilizado um pré-amplificador transistorizado, desde que tenha fonte independente.

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.