Esquema amplificador quadrifônico

Esquema amplificador quadrifônico (4.0) de 44W (RMS) de potência

Eis um circuito com base no circuito integrado TDA1554 ou TDA1558. Trata-se de um esquema de amplificador quadrifônico ( vulgo estéreo 4.0) de 44w de potência. Este chip contem quatro amplificadores que podem fornece cada um potências de 6 ou 11 watts conforme a carga seja de 4 ou 2 ohms. A alimentação de uma fonte de 14,4v, permite o seu uso como reforçador doméstico para DVD Player ou video-games, por exemplo. Outra aplicação é como reforçador de graves ou agudos de carro, associado a um divisor de frequência (crossover), com cada canal alimentando um alto-falante diferente.

Esquema amplificador quadrifônico (4.0) de 44w de potência
[Clique para ver]
Características

  • Tensão de alimentação de 14,4v;
  • Potência de Saída: 4 x 6w ou 4 x 11W (RMS) ;
  • Impedância de saída de 2Ω ou 4Ω;
  • Corrente de standby 12μA (tip);
  • THD Max de 3,5% (com controle automático);
  • Faixa de frequência de 100hz a 10kz

Circuito amplificador quadrifônico estéreo

Para uma versão estéreo, com dois CHIP’s TDA1554/1558, deve-se montar uma outra placa de maneira idêntica. Em contrapartida, o Trafo deve suplir com o dobro de corrente no secundário. Dessa forma, totalizando 88W (RMS) de potência com 8 canais. O circuito possui ainda uma chave “S1” de “standby” que , quando acionada leva o circuito a uma condição de repouso com baixíssimo consumo de corrente.

Esquema fonte para amplificador quadrifônico de potência
A fonte de alimentação para o amplificador 4.0 de potência caso ele não seja utilizado no carro.

Os capacitores eletrolítico devem ter tensões de trabalho de 25v ou mais. Os C1 a C4 e C10 podem ser de poliéster ou cerâmico. Já os fios devem ser grossos. (Confira a tabela de fios AWG).

Os controles de volume serão externos e sempre ligados por meio de cabos blindados. Podem ser utilizados potenciômetros log de 10k a 100k para esta finalidade. Por fim, deve utilizar um dissipador de calor dada a potência do amplificador.

Veja aqui: esquema de controle de Tom ativo Baxandall

Prova de uso

  1. Em primeiro lugar, Certifique se a fonte de alimentação está funcionando corretamente. Sem carga, a tensão deve ser superior a 15v, mas com a potência máxima, ela tende a reduzir.
  2. Verifique se o chip TDA1554 (ou TDA1558) não está aquecendo demais quando em funcionamento em plena potência. Caso isso ocorra, provavelmente, será preciso trocar o dissipador de calor.
  3. Contudo, um aquecimento abaixo dos 80ºC é normal neste tipo de circuito integrado.
  4. Finalmente, comprovado o funcionamento, instale o aparelho numa caixa apropriada. Se for metálica, use-a como terra da fonte e amplificador, de modo a aumentar o efeito da blindagem.
Galeria de Fotos

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.