Em suma, a lâmpada em série é utilizada na bancada como uma indicação visual do estado de um aparelho, bem como consumo excessivo de corrente ou o acionamento da proteção, afim de facilitar a solução do defeito. Além disso, a lâmpada em série serve também para proteção de aparelhos que ainda estão em reparo.
Para que serve a lâmpada em série?
A lâmpada em série funciona como proteção para determinado aparelho no qual não se sabe o seu estado de funcionamento. Visto que a tensão da fonte, neste caso – a rede elétrica, será dividia conforme a potência do aparelho ligado a lâmpada para testes. Portanto, a lâmpada para teste serve para identificar um consumo demasiado e evitar um possível curto no aparelho.
Como usar lâmpada em série para bancada de testes
Para usar a lâmpada em série, em primeiro lugar, basta ligar o aparelho na tomada e observar o comportamento da lâmpada. Caso o aparelho esteja em curto, a lâmpada acenderá com uma grande intensidade, pois existe um desvio no aparelho. Consequentemente, gerando um alto consumo de corrente. Em contrapartida, caso o aparelho esteja em perfeito estado de funcionamento, a lâmpada deverá acender com baixo brilho ou nem mesmo acender.
Como identificar curto com lâmpada de teste
Uma vez que a lâmpada acendeu com grande brilho, decorrente de um alto consumo de corrente, o próximo passo é identificar aonde está o desvio.
Para identificar o curto, inicialmente, procure por fusíveis, trilhas ou cabos rompidos. Em seguida, verifique se há componentes queimados ou estufados. Por último, faça um teste de continuidade ou meça a tensão em determinado componente com o aparelho ligado a lâmpada em série.
Por fim, alguns componentes apresentam fuga a medida que a tensão sobre si aumenta, assim apresentando consumo anormal de corrente, seja por deterioração com o tempo, má refrigeração ou solda fria.
Como fazer lâmpada em série para proteção de bancada eletrônica
Em síntese, para fazer uma lâmpada em série simples para bancada de testes com tomada precisa de:
- Tomada (10A) 2p;
- Interruptor simples;
- Receptáculo (bocal) 250W-250V;
- lâmpada Incandescente (100w);
- Tomada fêmea;
- Fios.
Qual potência da lâmpada utilizar?
Todo aparelho eletrônico tem uma tensão mínima de funcionamento, normalmente, 90v. Aparelhos com fonte chaveada precisam de no mínimo 70% da tensão, ou seja, 88,9v. Dessa forma, utilize uma lâmpada incandescente de 30w a 60w para aparelhos que consomem até 50W. Para aparelhos que consome mais que 50w, utilize uma lâmpada incandescente de 100w a 150w. Logo, utilize uma lâmpada de até 3 vezes a potência do aparelho testado.
Como fazer um teste com lâmpada em série passo a passo
- Ligue o aparelho na tomada da lâmpada em série;
- Utilize uma lâmpada incandescente de até 100w para testar um aparelho de até 50w;
- Energize o circuito ligando ele a rede elétrica;
- Caso a lâmpada acenda com baixo brilho, o aparelho está funcionando corretamente;
- Caso a lâmpada acenda com grande brilho, o aparelho está com uma fuga, um possível curto-circuito;
- Na hipótese da lâmpada não acender, o aparelho pode estar com algum componente aberto (ou sua potência é alta demais para lâmpada);
nao entendi como chegu nesse numero RL = 144,57Ω
O valor de RL é obtido com o “aparelho” sendo plenamente alimento por 120v. Ou seja:
P: 100W
V: 120V
I: ?
P = V x I
100 = 120 x I
100/120 = I = 0,8333… A
Isso se o “aparelho” fosse alimentado adequadamente. Agora para saber a sua resistência ôhmica:
I = V / R
0,8333 = 120 / R
0,8333 x R = 120
R = 120 / 0,8333… = 144,0057 ohms
Daí os 144. Porém, há um detalhe: No circuito em série, a potência total do “aparelho” não será atingida devido ao mesmo não receber os 120v integralmente. Ou seja, a corrente não será 0,8333…, o que poderia induzir a acreditar que os 144 ohms do aparelho está errado. No entanto, está corrento, já que a resistência dele, nesse caso, não muda.
PS.: o correto é 144,0057 ohms e não 144,57 ohms. Em algum momento eu confundi ou arredondei demais; Em breve irei revisar o artigo.
Olá, já ouvi falar que a lâmpada série é um ótimo dispositivo de proteção e teste, gosto de ligar os aparelhos por ela antes de ligar diretamente a rede elétrica, porem já recebi resultados bem mais amplos que a lâmpada totalmente ligada por um curto. Gostaria de sabe o que podemos verificar como defeito no circuito se a lâmpada liga aos poucos e como ela reage a sobrecorrente.
Olá, obrigado por comenta.
Nesse caso, a lâmpada acendendo lentamente, indica que a queda de tensão (a no circuito em teste) está diminuindo, logo indica o surgimento de um bypass, que pode ser por aquecimento, avaria, solda fria, subdimensionado….
Já a sobrecorrente é o estágio final, ou seja, a lâmpada acesa com potência próxima da nominal, já que não haveria queda de tensão no equipamento devido a um curto-circuito.
Boa noite ! Qual lampada eu usaria para testar um receiver gradiente S126? Grtao!!