Imprescindível na bancada eletrônica, um seguidor de sinais ajuda-nos a rastrear possíveis interrupções em um circuito com sinal de áudio. Com uma ponta de prova e uma garra jacaré e uns outros componentes, veja como transformar uma caixa de som em seguidor de sinais.
Seguidor de sinais com caixa de som
Com o único acréscimo de um cabo P2 fêmea, visto que a caixa de som de PC já está pronta, não será necessário nenhuma adaptação na mesma. A menos que não deseja utilizar o cabo P2 fêmea e adapte os demais no cabo. Logo, confira a seguir a lista completa para transformar a sua caixinha de som do PC em um seguir de sinais de áudio:
- Caixa de Som USB / P2
- Fonte USB para a Caixa de Som USB
- Ponta de Prova
- Garra Jacaré
- Cabo P2 Fêmea
Adaptando cabo P2 fêmea como ponta de prova
Inicialmente, identifique os fios do cabo P2 fêmea. É essencial sabermos quem é o Terra (GND), o Direito (Right – R) e o Esquerdo (Left – L). Com todos os fios corretamentos identificados, soldamos a ponta de prova em um dos canais – Direto ou Esquerdo. Em seguida, soldamos a garra jacaré no Terra. Caso solde o canal direto no fio do terra, o negativo ficará muito curto. Como intuito de evitar problemas futuros, soldamos um pedaço de fio ao Terra e na boca jacaré, alongado o terra do futuro cabo.
Similarmente: Como testar amplificador de som?
Sobretudo, vale ressaltar que este seguidor de sinais com caixa de som é somente para pesquisar sinais de áudio – AF, e não Rádio Frequência – RF. Enfim, você pode e deve, isolar os pontos soldados entre o cabo e a ponta de prova/pedaço de fio. Assim, transformamos uma caixa de som em seguidor de sinais sem muito trabalho. Certamente será muito útil nos trabalhos daqui em diante.