Avançar para o conteúdo
Início » Como consertar saída de som queimada – RESOLVIDO

Como consertar saída de som queimada – RESOLVIDO

como testar modulo de som com multímetro

A saída de som está queimada, a princípio, quando o módulo amplificador entra em proteção ou o fusível queima constantemente. Isto é, devido a inversão dos polos do alto-falante ou fechou-se um curto entre os canais a saída queimou. Logo, para saber a se a saída está queimada, basta abrir o módulo amplificador e verificar se os transistor de saída estão queimados. Assim sendo, a substituição dos transistor de saída é o suficiente para consertar o módulo de som.

 

O que acontece quando o módulo do som queima?

Quando o módulo de som está tocando em um grande volume, ou seja próximo da sua potência máxima, e é obrigado a fornece ainda mais potência, devido ao não casamento de impedância, inversão dos polos na ligação brigde ou mesmo curto entre os canais, por determinado tempo, o módulo amplificador começa a esquentar, levando a sua queima.

Portanto, a queima do módulo acontece quando a polaridade dos alto-falantes são invertidas numa ligação brigde, está tocando em uma impedância menor por um tempo ou mesmo fecham um curto entre os canais.

Módulo com a saída queimada tem conserto?

Em casos de sorte, somente a saída do módulo de som está queimada (e alguns outros componentes), bastando a substituição para consertar o módulo amplificador queimado. Em síntese, para consertar um módulo de som que está queimando fusível, bastar trocar o transistor de saída.

 

Como saber se a saída de som está queimada

 

1 – Procure por componentes queimados

Em primeiro lugar, faça uma inspeção visual sobre todo o módulo amplificador. Procure por componentes descascando, enferrujados, estufados, com aspecto de queimado e até soltos. Observe também se não há solda fria, fios decapados encostando em outros ou mesmo trilhas fundidas com outras. Por fim, veja se os fusíveis, quando transparentes, não estão rompidos ou até mesmo quebrados.

2 – Identifique se há componentes sobreaquecendo

Em segundo lugar, verifique se algum transistor de saída está aquecendo, mesmo sem nenhum sinal injetado na entrada. Este componente pode está em curto ou a sua alimentação está acima do normal. Por último, verifique se as tensões de alimentação dos transistores de saída estão semelhantes.

Na condição de observar algum valor discrepante dos demais, tanto para mais, quanto para menos, algum outro componente dessa malha de alimentação pode estar prejudicando a alimentação do transistor de potência.

3 – Teste a saída de som com multímetro

Uma vez identificado o defeito na saída, seja um transistor / IGBT claramente queimado ou suspeita de fuga, será necessário remover o componente e testar a saída de som com multímetro, afim de saber se a linha está também em curto. (se outros componentes como capacitores e diodos romperam.)

Caso há suspeita de fuga, teste o transistor ou o IGBT de saída com um multímetro analógico. De qualquer forma, a troca dos transistores de saída do som será necessária.

Para testar a saída de som com um multímetro, de preferência, analógico, selecione a escala de continuidade. Em seguida, verifique se há curto entre a alimentação (VCC) e o Terra (Gnd). Posteriormente, verifique se há curto entre os terminas da placa (C-B-E) do transistor ou (C-G-E) do IBGT, aonde os mesmo são soldados, dado que a queima destes componentes pode ter levado a outros da linha a curto também.

Verifique a tensão antes de ligar o alto-falante

Após a substituição dos transistores de saída queimados, e antes de testar o módulo amplificador com o alto-falante, é recomendado verificar a tensão de saída, pois o aparelho pode está com outros defeitos. Portanto, é recomendável ligar o módulo de som em um lâmpada em série para verificar se o fusível não queimará ou se o amplificador entrará em proteção.

Caso não há funcionamento anormal, ligue o amplificador sem a lâmpada em série e verifique se a tensão de saída bate com a potência do amplificador.

 

Conclusão

Uma vez que a tensão bate com a potência, Injete algum sinal na entrada do módulo amplificador e ligue um alto-falante na sua saída. Se o amplificador toca o sinal normalmente, o módulo amplificador foi consertado. Caso contrário, será necessário examinar outros possíveis defeitos, como reguladores de tensão, capacitor de desacoplamento e outros.

 

Como consertar módulo de som com saída queimada

Em suma, veja como saber e consertar o módulo amplificador com a saída de som queimada passo a passo:

  1. Desmonte o módulo de som.
  2. Procure por componentes queimados. (transistores, IBGT, diodos, capacitores, resistores…)
  3. Verifique se os transistores de saída estão sobreaquecendo.
  4. Teste a saída de som com um multímetro e verifique se há curto.
  5. Remova os transistores de saída e teste se estão com fuga ou abertos.
  6. Substitua os transistores de saída por equivalentes e novos.
  7. Injete um sinal na entrada do módulo e verifique a tensão na saída.
  8. Ligue um alto-falante no módulo de som e teste a reprodução de som.

4 comentários em “Como consertar saída de som queimada – RESOLVIDO”

  1. Boa noite !
    Estou tentando montar um pequeno amplificador usando um CI TDA7056b. Poderia me dar uma ajuda ? Pois sou leigo em eletrônica e não faço a menor ideia de por onde começar. Agradeço dês de já.

    1. Boa Noite! Para monta-lo precisará de conhecimento básico em eletrônica, esse é o primeiro passo. Mais adiante, precisará de componentes específicos do circuito, o CI, a Fonte adequada, ferramentas básicas: https://amantesdeamplificadores.com.br/2018/11/12-ferramentas-basicas-de-eletronica-mais-dicas-e-sugestoes,
      e outros. Você pode monta-lo em uma placa pcb perfurada, soldando conforme o esquema (creio que possua). Se o Senhor deseja, posso fazer um artigo especifico sobre como montar um amplificador com este ci (TDA7056b), já que o seguidor de sinais com ele não ficou bom.

  2. Chiadeira é ruído, pode ser de fulga dos próprios transistorires, ripple ou transientes de alta frequência.

    Sinal de transistor alterado/queimado é a saída sair com baixo volume, aquecimento e até mesmo sem som.

    Se suspeita, tem que abrir o aparelho e efetuar as medições no transistor suspeito, medindo suas respectivsa junções (VCE, VBE).

Deixe um comentário ou sugestão.Cancel reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Discover more from Amantes de Amplificadores

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading