ESQUEMA AMPLIFICADOR TRANSISTORIZADO DE 50W PDF

Esquema amplificador 50W transistorizado

Inicialmente, este esquema de amplificador 50w transistorizado possui saídas para alto-falantes de 4 ohms. No entanto, no PDF disponível para download no final do artigo, tem as tabelas dos valores dos resistores e dos transistores para configura-lo com uma saída de 8 ohms. Da mesma maneira, no entanto, os valores de tensão e corrente, respectivamente, para a versão de 8 ohms e estéreo, também estão disponíveis na tabela. Em seguida, uma prévia do circuito.

Esquema amplificador transistorizado 50W RMS (PDF)

 

Esquema amplificador transistorizado 50W (PDF)

 

Esquema Amplificador 50W 8 Ohms

 

Visto anteriormente, para montar uma versão do amplificador transistorizado de 50w com uma impedância de saída de 8 Ohms ao invés dos 4 ohms, basta substituir os valores dos resistores e transistores de acordo com as tabelas. De maneira igual, contudo, atente-se para a tensão de alimentação do circuito

 

Amplificador Estéreo 100W

 

Similarmente, uma versão estéreo deste amplificador, isto é, com dois canais de 50W RMS cada, totalizando um amplificador de 100W RMS, bastar montar dois esquemas desse, um para cada canal. Entretanto, vale ressaltar que o mesmo vale para o pré-amplificador.

 

Fonte de alimentação

 

Por último, a tensão do secundário do transformador para saída de 4 ohms deve ser de 17VCA. Já para a versão de 8 ohms, a tensão deve ser de 22VCA. No entanto, para uma versão de dois canais, a capacidade de corrente do transformador deve ser de 2 amperes para um canal. Já para dois canais deve ser 2,5 amperes.

FONTE AMPLIFICADOR 50W TRANSISTORIZADO PDF

 

Montagem e utilização

 

Em primeiro lugar, ligue o amplificador a uma carga de acordo com potência e alimente-o. Em seguida, verifique com um multímetro as tensões de alimentação. Proteja o circuito com um fusível de 5000mA em série com a alimentação. Se o fusível se romper por qualquer motivo, desligue o aparelho e confira a montagem. Caso haja aquecimento excessivo dos transistores de saída, desligue a alimentação e confira a montagem novamente.

Posteriormente, aplique depois um sinal na entrada (Input) com intensidade suficiente para excitá-lo. Conforme a reprodução normal, adapte o pré-amplificador com controle de tonalidade e instale o circuito numa caixa apropriada Por fim, a lista de componentes completa está disponível no pdf logo a seguir, juntamente com algumas dicas de montagem e instalação.

 

Siga-nos no Youtube!

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.