Este circuito amplificador transistorizado de 5W (RMS) pode fornecer tal potência para alto-falantes de 4Ω ou 8Ω. Contudo, é possível atingir uma potência de 3W (RMS) alterando alguns componentes e a alimentação. O circuito é muito simples, utiliza 4 transistores comuns e de baixo custo encontrados facilmente nas lojas. Embora possua excelentes sensibilidades de entrada, é necessário um pré-amplificador na mesma. Este amplificador transistorizado de 5W pode ser utilizado como a base amplificadora de aparelhos como:
- Rádio de Cozinha;
- Caixa de som portátil (127v);
- Caixa amplificadora para PC;
Primeiramente, com uma placa receptora (módulo) de baixo custo e uma fonte de alimentação (interna ou externa), é possível montar uma caixa de som portátil (sem fio) com Rádio FM, bluetooth, MP3 (USB e SDCARD), além de AUX IN e outras funções. Além disso, este circuito amplificador pode ser utilizado como reforçador para amplificadores de alta potência.
Esquema amplificador transistorizado de 5W para caixa de som portátil
Para uma versão estéreo, basta montar dois amplificadores iguais e dobrar a capacidade de corrente da fonte. O circuito não incluir os controles de volume e tom que devem ficar no pré-amplificador. Por fim, este amplificador tem uma configuração tradicional, sendo esta em simetria complementar. Destaca-se a fidelidade e a não necessidade de ajustes e de transformador de saída.
O circuito original necessita de uma alimentação de 18V para fonecer 3W. Já para fornecer a potência máxima, isto é, 5W, é necessário alimenta-lo com uma tensão de 22V. Contudo, é possível trocar os transistores por versões de baixa potência afim de utilizar uma fonte de alimentação menor. No mais, basta acomodar o amplificador transistorizado juntamente com o pré-amplificador numa caxinha e o alto-falante.
Você pode obter o esquema fazendo o download do circuito em PDF clicando no botão abaixo:
Boa noite. Esse projeto não funciona. Simulei no multisim, o mesmo simulador utilizado na confecção do desenho, e nem funcionou. Tem que ter um resistor em série no C1. Na verdade C1 não tem função, uma vez que a polarização do pré amp está toda errada. Depois de muitas alterações consegui uma coisa com 6% de THD, o que é ruim. Tudo bem que essas caixas amplificadas baratas e micro systens fiquem na faixa dos 10%… Mas, considerando que um TPA3116D2 é muito melhor que isso e é classe D, com 90% de rendimento e THD de 1% fácil, esse circuito é uma loucura!
Boa Noite, Marcio, obrigado pelo comentário.
O circuito foi retirado de uma revista de amplificadores do anos 80. Revisei o redesenho do circuito no artigo e, a principio, não há erros de desenho. Contudo, a gente está refazendo esses esquemas e estamos com um projeto de montar todos os esquemas de amplificadores postados no site. Você pode baixar a apostila em: https://amantesdeamplificadores.com.br/2018/02/introducao-teoria-amplificadores-audio-apostila-pdf
Eu tenho uma ressalva: já tentei simular alguns circuitos amplificadores no multisim 14 e alguns não funcionaram mesmo, sobretudo, com havia dito antes, estamos com um projeto de montar todos esquemas e circuitos do site e os solicitados por vocês, leitores.