led rítmico como fazer e como funciona

Como fazer LED rítmico piscar conforme a música

Como fazer LED rítmico piscar conforme a música? Certamente você já foi em alguma festa aonde tinha luzes piscando. Agora, imagine curti as mesmas músicas com o efeito dos LEDs acendendo ao passo que a música toca? Dá hora né?!

O Led Rítmico tem um funcionamento bem simples, à medida que uma música pré-selecionada toca, uma quantidade de leds acompanha a mesma, criando um efeito ‘acende-apaga’, no entanto, na proporção da intensidade e frequência da música.

led pisca conforme a música

Como Funciona o Led Rítmico (Music beat led)

O circuito que faz o Led piscar conforme a música é mais simples ainda: com uma fonte de 5v ou mais; um transistor tipo TIP; uns resistores; leds de cores variadas e uma fonte de sinal – a música, o projeto já está pronto para ser montado. Contudo, já vou adiantando que precisará de um cabo e conector de áudio, não só por praticidade, mas também para garantir que o circuito funcione corretamente.

Antes de começar a construir, vamos entender como funciona o circuito:

Esquema Led Rítmico piscar conforme a música
Circuito LED piscar conforme a música

Quando você der o Play no celular, por exemplo, a música sairá como sinal elétrico na entrada P2 para o fone de ouvido. Esse sinal será aplicado ao RB, criando uma corrente de base e, por fim, excitando o transistor. Com o transistor acionando, os leds acenderão.

Dependendo da frequência e amplitude do sinal da música, o transistor, através de RB, aumentará ou diminuirá a corrente de coletor (e inversamente VCE), por consequência, aumentando e diminuindo a luminosidade dos leds. Portanto, o efeito pisca confomre a batida da música é criado.

Como montar o Led rítmico

como montar led pisca com a música protoboard
Montagem na protoboard

Veja a lista de componentes completa para montar o Led rítmico que pisca conforme a música:

  • Transistor: TIP31C;
  • Resistor: um de 560Ω para cada Led;
  • Resistor RB: 560Ω;
  • Bateria de 9v;
  • Soquete para Bateria 9v;
  • Placa de Fenolite perfurada;
  • Fios;
  • Solda;
  • Cabo P2/RCA (ambos com conectores macho);
  • Conector RCA Fêmea de painel;
  • Alicate de corte;
  • Fonte de sinal de música: PC, Celular etc;

Como soldar os LEDs rítmico

Utilize o ferro de solda e a solda para soldar os led que piscam com a música. Siga o circuito visto anteriormente em caso de dúvidas. Com o circuito montando, selecione a música no celular, dê o Play e aumente o volume no máximo.

Veja também: 12 ferramentas básicas de eletrônica para Iniciantes

Led pisca música solda na placa de fenolite

Led pisca música solda na placa de fenolite

[Solução] Ou ouve a música ou vê os leds ritimico?

Observe que nesse esquema, ou você ouve a música ou vê os leds ‘dançantes’. Existe uma maneira de contorna essa situação. Com um conector divisor P2, conseguimos fazer os leds piscarem conforme a música e ouvi a música ao mesmo tempo.

Led Rítmico estéreo

Conector Divisor P2Todavia, como essa divisão é passiva, o nível de amplitude para ambos será menor, o que pode não ser suficiente para excitar o transitor TIP (sendo necessário um driver). Outro problema é que o sistema de música fica mono, já que somente um canal irá para o aparelho de som.

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.