Inicialmente, o TDA7056B é um amplificador de som encontrado em sucata de placa de TV antiga. Contudo, é possível aproveitar o amplificador de som de tv e reaproveitar os alto falantes para fazer uma caixa de som. O TDA7056B é um amplificador mono de 5W em BLT, isto é, em ponte, o que elimina o uso de fonte de alimentação simétrica, capacitores de desacoplamento. Por conseguência, sua adaptação é facilitada. Por último, o TDA7056B tem um controle de volume DC, permitindo o seu fácil controle por outros dispositivos eletrônicos.
Como aproveitar amplificador de som da tv com TDA7056B
Para fazer um amplificador de som antigo com TDA7056B ou qualquer outro de sucata de radio velho, em primeiro lugar, deve-se identificar o chip de som na placa da tv. No entanto, pode ser mais prático desoldado e monta-lo em uma placa nova. A qualidade do som esperado será bem próximo do aparelho original. Por fim, o esquema do amplificador do TDA7056B tem o controle de volume de no máximo 40dB, porém, é descrito no datasheet, um circuito de controle de som de 34dB.
Em contrapartida, caso a fonte seja chaveda, será bem díficil de reaproveitar fonte de mini system para alimentar o amplificador. Uma vez que a fonte faz parte da placa geral, há a probabilidade de alguma parte está faltando ou com defeito, descartando assim o seu conserto. Sobretudo, muitos circuitos integrados amplificadores de som antigo trabalharam com fontes a base de transformadores. Logo, é bem possível reaproveitar a fonte de outros mini system para alimentar amplificador de som da tv, assim como reaproveitar os alto falantes de tv. Por último, aclope o alto falante da tv em uma caixa metálica afim de evitar chiados e ruídos.
Confira a lista de componentes:
- Resistores: 5kΩ e 100kΩ;
- Potenciômetro (Logarítmico) 22kΩ;
- Capacitores Eletrolíticos: 1μF e 220μF;
- Alto-Falante: 8Ω , 5W ou mais;
- CI: TDA 7056B;
- Fonte de Alimentação: 12V – 500mA (1A para versão estéreo)