como aprender eletrônica

Como aprender eletrônica em 2020

Com ascensão da internet, aprender eletrônica ficou cada vez mais simples e econômico, em vista de formar-se em um curso técnico de eletrônica. Muitas pessoas desejam trabalhar com eletrônica e outras aprender o suficiente para realizar as suas montagens, como por exemplo, montar um amplificador de som caseiro. Outros casos, aplicar a eletrônica em novos campo, como os drones, automação residencial e embarcados (como os arduinos e raspberry pi), ou mesmo nos campos mais tradicionais, como elétrica de potência e telecomunicações.

Finalmente, há quem deseja trabalhar diretamente com eletrônica, projetando circuitos ou realizando a implementação e manutenção dos mesmos, como é o caso do engenheiros e técnicos respectivamente. Em todo caso, o conhecimento de eletrônica, ainda que básica, é fundamental. Portanto, se deseja aprender e até trabalhar com eletrônica, seja por hobby ou profissionalmente, o primeiro passo é identificar o seu objetivo. A segui, listei algumas areas em que a eletrônica está presente direta ou indiretamente, com o foco no seu objetivo com a eletrônica.

Aprendendo eletrônica para Hobby e Makers

 

como aprender eletrônica em casa

Se deseja realizar montagens de circuitos específicos, como os de amplificadores de som, não necessariamente precisa formar-se em um curso técnico ou fazer uma faculdade no ramo. Com o fácil acesso a internet, é possível aprender conceitos de elétrica e eletrônica básica, algumas habilidades e técnicas somente com a finalidade de montar projetos caseiros.

O Amante de Amplificadores tem seu foco justamente nos hobbysta e makers, conquanto, nada impede dos profissionais de aprender e compartilhar dicas, conhecimentos e técnicas conosco.

Artigos sugeridos

Como aprender e trabalhar com eletrônica profissionalmente?

 

como aprender e trabalhar pofissionalmente laboratório de eletrônica

Trabalhar com o que gosta e ainda ganhar um dinheiro é o sonho de muitos. Com eletrônica não é muito diferente, há aqueles que desejam trabalhar com eletrônica profissionalmente, mais especificamente, nas grandes indústria e empresas de tecnologias, por exemplo. Sobretudo, pesquise muito sobre o mercado de atuação e as principais atuações de cada profissional, tendo como ponto de partida, o nosso artigo.

Como ganhar dinheiro sendo técnico em eletrônica, mecatrônica ou automação?

Na prática, alguns profissionais trabalham diretamente em contato com a eletrônica, isto é, placas de circuito impresso – PCI  ( ou em inglês, Printed Circuit Board – PCB), fontes, sistemas, sensores; como são os casos dos técnicos em eletrônica, mecatrônica e automação. Estes profissionais são responsáveis pela implementação, reparo e manutenção de sistemas elétricos/eletrônicos no mercado de trabalho. Em alguns casos,  solicitam a estes que projetam circuitos ou sistemas, de pequeno a médio porte para determinada aplicação, como no caso de CFTV, painéis de automação, etc. Portanto, saber quais conhecimentos além da formação, habilidades, ferramentas (físicas e virtuais), estes profissionais utilizam é de suma importância.

Como trabalhar com engenharia eletrônica e de computação

 

Como trabalhar com engenharia eletrônica e de computação

Fisicamente implícito, os profissionais de engenharia normalmente trabalham com projetos, reformas, otimização e gerenciamento de sistemas eletrônicos. Isto que dizer, que muitas das vezes, você trabalha mais com a teoria e pouca prática (bota a mão na massa propriamente dito). Como é o caso dos engenheiros eletrônicos e de computação. Logo, se deseja apenas trabalhar com a parte mais gerencial, com dados, pesquisas, testes, desenvolvimento de novos dispositivos, na grande maioria, dentro de um laboratório, a engenharia pode ser o caminho.

Eletrônica para Eletrotécnica e técnico em telecomunicação

 

Eletrônica para Eletrotécnica e técnico em telecomunicação

Há aqueles profissionais que se deparam com a eletrônica em suas respectivas ocupações, como no caso dos técnico em telecomunicação e eletrotécnica, contudo, um conhecimento básico de eletrônica, como código de cores de resistores, polarização de diodos e transistores; habilidade com ferro de solda e sugador já são o suficiente para auxiliar e complementar o seu trabalhado. Logo, aprender apenas o suficiente para aquela tal atividade é muito mais rápido e barato.

Eletrônica aplicada à Engenharia elétrica, automação e de telecomunicação

Por fim, existe os profissionais de outras areas que utilizaram da eletrônica em seus projetos para auxiliar ou complementar em determinada função, com é o caso da eletrônica embarcada, injeção eletrônica; Controle e aferição de sistema de transmissão de energia elétrica e ou sinais de rádio e televisão.  Nesses casos, a eletrônica contribuirá para os projetos, sistemas de engenharia elétrica (de potência) e telecomunicação.

Conclusão

Em suma, você não precisa dedica 2 ou 5 anos da vida, gastar recursos demasiadamente, se seu intuito é apenas montar um circuito em casa. Basta saber e definir qual é o seu objetivo com a eletrônica e direcionar o seus esforços para este; aprendendo apenas o necessário para trabalhar com eletrônica.

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

3 thoughts on “Como aprender eletrônica em 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.