forma de onda áudio ruído branco e quadrada

Ruído Branco: O que é, aplicação e circuitos propostos

Ruído Branco: O que é, aplicação e circuitos propostos

Umas das coisas mais fascinantes na eletrônica é a sua versatilidade. Até elementos que são considerados ruins em certas áreas da própria, ganham uma utilidade em outra. Um desses elementos ou entidade é o ruído, que por definição é uma pertubação, como barulho ou som, não desejada que pode ser percebida, caso há em um circuito de amplificação de áudio, através dos alto-falantes como um chiado.

Este ruído, mais especificamente, trata-se do ruído branco, proveniente da agitação das moléculas de um corpo em função da temperatura. Ou seja, tratando-se de semicondutores de silício, a tendencia é a agitação das moléculas aumentar conforme os mesmos tenham a sua temperatura elevada. Mais um motivo para utilizar dissipadores de calor. Aliás, pode ocorrer uma somatização desses ruídos, já que é utilizado mais de um semicondutor em circuitos amplificadores, até mesmo nas fontes.

Contudo, o ruído branco não é o nossos “inimigo” no artigo de hoje, mas sim um ‘aliado’. Por meio dele, será possível montar um circuito gerador de sinal de áudio, com frequência indeterminada e amplitude constante.

Gráfico Resposta Frequência Amplificador Ideal Gráfico Resposta Frequência Amplificador Ideal – Fonte

Aplicações do Ruído Branco

Outra aplicação para o ruído branco em um circuito gerador de sinal é justamente como injetor de sinais, deixando de lado o gerador de onda quadrada e colocando o ‘gerador de áudio’ com uma forma de ‘onda de música’ (junção de várias fonte de áudio em um único sinal). Tornando assim o serviço mais profissional.

Confira também:O que é preciso para fazer um amplificador de som caseiro?

"Comparação:

Curiosidade: O ruído branco também tem a sua utilidade no meio medicinal. O mesmo pode-se utilizado para ajudar pessoas com dificuldade para dormir.

Existe também o ruído rosa com propriedades interessantes para teste. Porém, este ficará para outra ocasião, quando terá um artigo apenas dedicado a mesmo, como este foi dedicado somente ao ruído branco.

Circuitos geradores de ruído branco

A segui estão alguns circuitos propostos para um gerador de ruído branco.

circuito gerador de ruído branco simples
Fonte: Nova Eletrônica
circuito gerador de ruído branco amplificado
Fonte: Instituto N. C. Braga

Por fim, para ambos circuitos, basta liga em um bom amplificador de som para ouvir ou injetar (com um resistor em série) o ruído branco. Na fonte do segundo circuito você encontra a lista completa dos componentes.

Similarmente: O que é preciso para trabalhar com amplificadores de som?

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.