Organizador de Componentes Eletrônicos com potes de manteiga

Organizador de Componentes caseiro com pote de margarina

Trago hoje uma dica bastante simples, talvez não muito econômica, porém muito útil. Trata-se de um organizador de componentes caseiro feito com potes de margarina/manteiga.

Não sei em outros estados, mas aqui no Rio é comum o consumo de margarina/manteiga nesses potes de 250g a 1Kg.

Caso não encontre esses potes em sua região, há outras alternativas, como pote de sabão pastoso ou até pote de sorvete de 1kg ou 2kg.

Vantagens

A vantagem de utilizar estes postes para guardas os componentes eletrônicos é o espaço relativamente grande para os mesmos; Embora seja difícil pega um precisamente quando estiver em algum serviço/projeto.

Outra vantagem é a tampa ser bem fixada, tornando o pote bem protegido de líquidos e quedas. No entanto, não há circulação de ar, fora que pode tornar o pote em uma estufa, caso seja armazenado em um lugar quente.

Veja também: 12 ferramentas básicas de eletrônica mais dicas e sugestões

Por precaução, perfurei os potes dos componentes e sua tampa, já que um pode fica em cima do outro perfeitamente (outra vantagem), diminuindo assim o espaço.

Por possui mais de um pote, pude separa os componentes por tipo:

  1. Resistores (Comuns, de potência, Trimpots, Potenciômetros, etc.)
  2. Capacitores (Eletrolítico, Cerâmico, Poliéster)
  3. Indutores (Reles, Bobinas, Trafo de chaveamento, etc.)
  4. Semicondutores (LEDs, Retificadores, Transistores, Zeners, etc.)
  5. Fios
  6. Outros.

Desvantagens 

Mas esse organizador de componentes caseiro possui desvantagens também. Uma delas é o preço do produto em comparação ao organizador de plástico (com divisórias). Um pote pode até ser barato, todavia guardar todos os componentes neste único pote não parece ser prático. Sendo assim, seria necessário adquiri novos potes.

No final das contas você terá vários potes (cheios) de manteiga/margarina, que levaria um tempo para serem consumidos e em fim ser tornarem organizadores de componentes caseiro.

Veja outras dicas: 

Eu recomendo começa a guardar esses potes (como a minha mãe faz), e pedi pessoas próximas a você para fazer o mesmo, caso não possa comprar um com divisória.

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.