Projeto de Amplificador de Som HI-FI para PC – Parte 1

Projeto de Amplificador de Som HI-FI para PC – Parte 1

Eu gosto muito de ouvi música (Spotify), webradios (Youtube), até assisti filmes tudo direto do PC. Mas, por falta de um sistema de som mais dedicado, Opto pelo celular (no caso da música) por ter o Dolby Atmos –  que dá uma sobrevida ao fone do meu celular.

Já devem ter percebido que gosto de ouvir um som com qualidade. Apesar de eu ter um Headphone com qualidade satisfatória, um sistema de som dedicado para PC seria o ideal.

Já utilizei muito a entrada auxiliar do LG CM4330 (com as suas caixas originais) no meu quarto retangular. A qualidade do som ambiente melhorou muito, no entanto, o Cabo de Áudio RCA dava muito chiado (por N motivo), fora que o aparelho não era meu. Enfim, por motivos pessoais, não utilizo mais.

Comprei um par de Caixa Hardline SP20, porém o sistema é mono, o que limita muito a experiência. Fora que a qualidade dos falantes é baixa (é satisfatória para ouvir somente o básico mesmo). Daí surgiu a ideia de um Projeto de Amplificador de Som HI-FI para PC.

Logo, o objetivo desse projeto é criar um modelo de amplificador de áduio HI-FI para PC. Claro que eu poderia comprar um mini system, um monitor de referência, ou algum dos poucos modelos disponíveis no mercado. Todavia, verão que esse sistema deve ser compacto, acesso curto etc. O projeto visa atender as seguintes necessidades:

  • Som com Alta-fidelidade;
  • Interface de Entrada compatível;
  • Controle de Volume Simples;
  • Entrada para Fone;
  • Medidor de Unidade de Volume (Opcional);
  • 2 canais / Stereo;
  • 10 – 15w por Canal (satisfatório para as dimensões do meu quarto);
  • Botão Power Toggle (Opcional)
  • Saída para Caixa de som padrão;
  • Compacto*;
  • Preto (Subjetivo);
  • Retangular / Arredondado (Subjetivo);
  • Fonte Externa;
  • Cabo Auxiliar;
  • Par caixas de som Full – Range;

Som com Alta-Fidelidade

Inicialmente pensei em utilizar o CI TDA2030, mas optei por utilizar um Classe D por outros motivos. (Faremos o mesmo modelo com o TDA2030). Utilizei, então, uma placa montada com o CI PAM8610, Amplificador de Potência de Áudio Class D, de 20W Estério (10 por canal).

Montarei outros amplificadores com classe de operação diferente, como no caso do TDA2030; Além, é claro, de um amplificador valvulado. Mas até lá, esse será o meu amplificador de som “HI-FI”para o meu PC.

Interface de Entrada

Utilizei uma interface de áudio padrão, a RCA fêmea. Optei por utilizar 2 conectores RCA fêmea em tomada. (Não inseri outros conectores, como P10 e XLC, pois não utilizarei para este fim. O modelo em questão é somente para o Computador, e não para outros instrumentos ou aparelhos).

Controle de Volume

Gostaria de utilizar um controle de volume digital, isto é, por toque. No entanto, usei um potenciômetro duplo log mesmo. O Knob ficou a minha escolha.

Entrada para Fone

O aparelho terá uma entrada para fone, anulando o sinal da entrada RCA quando o mesmo estiver conectado. É de praxe utilizar fones e headset em PCs, por isso não poderia falta. Utilizei um Conector Jack P2 para painel.

Medidor de Unidade de Volume

Pensei em utilizar o CI LM3915, no entanto, o mesmo utiliza 10 LEDs. Poderia omiti tais LEDs, todavia achei um desperdício. Portando, utilizei 2 CI LM324, um para cada canal, em um Circuito VU de 4 LED. As cores ainda não foram definidas. Por padrão, utiliza-se Verde, Amarelo e Vermelho. Optei em utilizar LEDs comuns.

2 Canais

Para não comprometer a experiência, usarei 2 canais. Pensei em um sistema 2.1, até mesmo Surround, mas deixei para outra ocasião.

10 – 15W por Canal

Achei que esse nível de potência é satisfatório para as dimensões do meu quarto. (Ainda não fiz o cálculo adequado).

Botão Power Toggle

O Projeto de Amplificador de Som HI-FI para PC já possuirá um Swift On/Off. Optei por utilizar um botão toggle simples para ligar e desliga. Para fim de estética, indicativo de funcionamento e Stand By, utilizei 2 LEDs.

Saída para Caixa de Som padrão

Por padrão, utilizei uma saída de som padrão, boner de pressão de 1 canal- vermelho e braco/preto.

Compacto

Como o aparelho não tem muitas funções, nem ocupa muito espaço, e principalmente, ficará na mesa do PC, deve ser compacto e de curto acesso.

Cor – Preta

Adoro a cor preta. Por estética, ficou esta cor mesmo. Padrão.

Retangular – Arredondado

Por estética, optou-se por um desses dois formatos, conforme a disponibilidade de compra e o nosso gosto.

Fonte Externa

Optei por uma fonte externa para deixa o aparelho leve e portátil. Outro detalhe é a ventilação. Gostaria que o aparelho tivesse poucos furos, com uma fonte interna isso fica inviável. Utilizei uma Fonte Chaveada de 12v / 5A, semelhantes aos do notebook.

Cabo Auxiliar

Este será o cabo responsável por leva o áudio do PC ao AMP. Optei por um Cabo de Áudio RCA comum mesmo.

Caixa de Som de boa Qualidade

Não adiantaria todo esse carinho, se o som fosse reproduzido por 2 ‘caixas de abelhas’. Como priorizo qualidade, nada mais justo do que 2 caixas de som full-range de boa qualidade.

Está foi a parte 1 do nosso Projeto de Amplificador de Som HI-FI para PC. Descrevi algumas características básicas e fundamentais dele. Na próxima parte, mostrarei todos os componentes do projeto, com tabelas do componentes, esquema, até o preço médio.

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.