cabo de áudio rca

Qual Cabo de Áudio RCA é melhor, Profissional ou Comum?

Comparativo: Cabo de Áudio RCA Profissional x Comum

cabo de áudio RCA

Você saberia dizer qual é o cabo de áudio rca profissional e o comum? O com maior comprimento? O de três conectores? Pois bem, pode parece óbvio, mas nem todos conhecem ou saberiam identificar qual é qual. Isto se deve por diversos fatores, seja por popularidade, falta de conhecimento etc.

No artigo de hoje faremos um comparativo entre um cabo de áudio RCA Profissional e Comum. Queremos que qualquer pessoa depois de lê o artigo por completo, possa identificar e principalmente entender que o melhor cabo é o mais conveniente. Falaremos sobre o melhor mais adiante.

O comparativo terá sete pontos de análise, sendo estes:

  1. Conector
  2. Comprimento
  3. Espessura do Cabo
  4. Seção do Condutor
  5. Blindagem
    1. Aterramento
  6. Durabilidade
  7. Preço

1 – Conector

cabo de áudio RCA

Ambos os cabos possuí em ambas extremidades conectores RCA fêmea. O terminal de contato é feito de latão banhado com um material que lembra ouro, não sendo o mesmo nesse caso (da foto). Alguns conectores são mais robustos, contendo banhamento em ouro e também propriedade antioxidante.

O encapsulamento do conector do cabo comum é de plástico, com ressaltos antideslizante (para não forçar ao plugar e desplugar). Material de pouca durabilidade. Já o encapsulamento do conector do cabo profissional é emborrachado. Não precisando de ressaltos antideslizante, pois a própria já tem essa propriedade. A borracha em relação ao plástico tem maior durabilidade ao longo do tempo.

Pontuação: +1 cabo profissional.

2 – Comprimento

cabo de áudio RCA

A diferença de comprimento entre os cabos é nítida. O Cabo profissional é bem maior do que o cabo comum. É possível encontra cabos comuns maiores. Eu, particularmente, não recomendo (falarei mais no item Durabilidade).

O fato de um ser maior do que o outro, não necessariamente o tornar melhor do que o outro. Isto porque depende da aplicação de ambos os cabos. Se você está organizando uma festa, você pode precisar de um cabo mais longo. Já se for para conectar o receptor digital na TV, um cabo comum é o mais adequado.

Pontuação: Empate

3 – Espessura do Cabo

cabo de áudio RCA

[Entenda a Espessura do Cabo como sendo o conjunto do condutor de sinal de áudio (positivo e negativo), da blindagem (caso tenha) e do isolamento].

Mais uma vez, a diferença é nítida. O cabo profissional é mais espesso, pois contém mais elementos: dois condutores, Blindagem e o isolamento. Já o cabo comum possuí apenas dois condutores, por isso é tão fino.

Nesse caso, a Blindagem pode ou não fazer a diferença, vai depende da aplicação. Utilizando o exemplo anterior, se você for conecta um receptor na TV, os ruídos tirados pela Blindagem, pode não ser tão perceptível, principalmente nas TVS de tubo, aonde, próximo do volume máximo era muito nítido os ruídos da própria TV.

Em casos que você precisa leva um sinal de áudio em longas distâncias, cabos mais espessos são fundamentais. Pois, os mesmos possuí blindagem e sendo mais espesso, as chances de se romper são pequenas.

Pontuação: Empate

CURIOSIDADE: O cabo de áudio rca é comumente chamado de cabo auxiliar.

4 – Seção do Condutor

Essa não é nítida. Segundo a 2° lei de Ohm, onde:

“ […] a resistência elétrica de um determinado condutor dependia basicamente de quatro variáveis: comprimento, material, área de secção transversal e temperatura. “

Definição segundo o site Brasil Escola.

Isto quer dizer que em pequenas distâncias, a área da seção do condutor e o comprimento não fazem muita diferença. (O material é quase sempre o mesmo em todos os modelos de cabos – o cobre; A temperatura quase sempre está numa faixa que a resistividade do cobre não muda.)

Já em longas distâncias aonde o ambiente e a distância podem influenciar como, por exemplo, em uma festa ao ar livre, essas características fazem toda a diferença.

Portanto, um cabo profissional é mais adequado para longas distâncias e cabos comuns, mesmo os grandes, não são ideias para longas distâncias, sendo somente para pequenas distâncias.

Mais uma vez, percebe-se que cada cabo tem um cenário próprio, aonde são ideais.

Pontuação: Empate

5 – Blindagem

cabo de áudio RCA
Foto: Google Imagens

A Blindagem é uma malha de alumínio que envolve todo o condutor, protegendo o mesmo de sinais eletromagnéticos indesejáveis, como RF. Ela é mais ativa em longa distância, aonde o condutor fica mais exposto ao ambiente.

cabo de áudio RCA

5.1 – Aterramento

No entanto, a Blindagem pode não surtir efeito, se o cabo não possuí um condutor by-pass, por onde esses ruídos passarão para serem aterrados, atenuados.

Nota-se que o cabo profissional possuí uma blindagem, porém não é perceptível. No entanto, o mesmo possuí um condutor para aterramento. O cabo comum não tem blindagem, nem o condutor para aterramento.

Pontuação: +1 Cabo Profissional.

6 – Durabilidade

Esta característica depende de fatores como, por exemplo, como o cabo é utilizado, aonde ele é utilizado, qualidade do isolamento, espessura, etc. Eu posso afirmar que o cabo comum da foto, dura muito pouco, e depois de um tempo de uso, ele começa a gerar ruídos por mal contado de seus condutores internos.

Pontuação: +1 Cabo Profissional.

7 – Preço

Claramente o cabo comum é mais barato, sendo possível compra-lo por menos de 5 reais. O cabo profissional tem opções bem acessíveis também, sendo possível compra-lo por menos de 10 reais.

Eu acredito que o “barato sai caro”. Valeria mais a pena investi em um cabo de áudio rca profissional do que um comum, porém isso depende muito de como você irá utilizar o mesmo.

Ponto: +1 Cabo Comum

Confira as fotos dos Cabos:

[bws_pinterest_widget type=”board” width=”640″ height=”60″ thumbnail=”60″ url=”https://br.pinterest.com/amantesamplificadores/cabos-de-%C3%A1udio-rca-profissional-x-comum/”]

 

Conclusão: Nem sempre o que parecer ser melhor é o mais adequado

O Cabo de Áudio RCA profissional sai na frente. Este tem características que fazem muita a diferença. No entanto, depende da aplicação dele, como vimos em nossa análise. Não vá pelo preço, entenda primeiro o cenário que o cabo será inserido, para só depois pensa em compra-lo. Nem sempre o que parecer ser melhor é o mais adequado. O melhor cabo de áudio rca é aquele que atenda as suas necessidades.

PS.: Se você não encontrou o cabo ideal, por exemplo: Um cabo profissional mais curto e com outro conector.

É possível fazer o seu próprio Cabo de Áudio RCA caseiro, com todas ou a maioria dessas características. (Podemos falar mais sobre, deixe a sua opinião nos comentários.

Gostou? Compartilhe nas Rede Sociais e ajude-nos a nos tornar uma referência na área. Veja também:

Post Author: Dias, Wesley S.

Meu nome é Wesley Soares, sou técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Sou apaixonado por eletrônica e um amante de amplificadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.